No mês de Setembro a editora Civilização Brasileira lançou duas obras, inéditas no Brasil, de Julio Cortázar. Apesar de serem divididas em duas obras, muitos consideram uma obra única dividida em dois volumes (e cada volume dividido em dois tomos).

“A Volta ao Dia em 80 Mundos” e “Último Round” são livros de citações, de contos, poemas, resenhas ou um diário em diversas partes? Um recorte da memória de Julio Cortázar? É bem difícil de analisar parte por parte desses livros sem levar o pensamento além do que se está refletindo sobre. Entretanto engana-se quem gostaria de ler sem seguir uma linha de pensamento, apesar de estar aberto a diversas leituras: de trás pra frente, na vertical e na horizontal (respeitando o formato original planejado pelo autor), um livro conversa com o outro, mostrando ainda mais que a maior obra de Cortázar, O Jogo da Amarelinha, viria de vários experimentos provocativos para a literatura dos anos 60.

As provocações são apresentadas em formas de fotografias (que nem sempre condizem com a crônica, conto ou citação), desenhos e até recortes de jornais. Quando concisos com aquilo escrito tornam o ato de incitar os leitores e seus alvos, ainda mais violento (como “Diálogo das Formas” que apresenta uma fotonovela entre esculturas de Reinhoud). Muitas vezes enaltecendo a América Latina, os talentosos artistas latinos e protestando para que a arte não seja comercializada.

Um tema recorrente das escritas de Cortázar figura por aqui: o jazz, dando um ar metalingüístico na escrita como se fosse improvisada, mas cheia de conhecimento experimental. Diversos músicos tornam-se temas, tais como: Charlie Parker ou Thelonious Monk. Outros amigos e artistas (e até o gato Adorno) são homenageados em poemas, citações ou fotografias.

Não se pode aprofundar numa análise precisa sobre o perfeccionista Cortázar, pode-se dizer que seu humor ácido, seu lado político, seu realismo fantástico, enfim, todos os pontos mais característicos de sua personalidade lírica e, sobretudo, a real estão presentes nessa obra hermética.

Último Round – Tomo I (pág. 7)
“Sílaba Viva

Mexe e remexe, está aí por mais que não queiram
está na noitche, está no leitche,
em cada cheiro em cada tchau em cada peixe
está, se soltarem os cachorros ainda assim estará
e mesmo que o fechem, ou esculachem com deboche,
e ele estará com quem lutche e quem espiche
e naquele que levanta e arrematche
ele estará, que diabo.

CORTÁZAR, Julio. A Volta ao Dia em 80 Mundos. São Paulo: Editora Civilização Brasileira, 2008. 182 págs (cada Tomo). Preço sugerido: R$ 29,00 (cada Tomo).

CORTÁZAR, Julio. Último Round. São Paulo: Editora Civilização Brasileira, 2008. 294 págs. (cada Tomo). Preço sugerido: R$ 30,00 (cada Tomo).